Título de especialista em Nefrologia e Urologia Veterinárias
O CBNUV é habilitado pelo CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária) para concessão de título de especialista e está se preparando para realizar prova de título.
Os requisitos para concorrer ao título e todas as informações sobre obtenção de título serão divulgados no edital da prova.
Atualmente não há profissionais com título de especialista em nefrologia e urologia veterinárias, entretanto, há muitos profissionais que se dedicam à área, realizando o atendimento “especializado”.
Especialista e Especializado: Você sabe a diferença?
Podemos definir estes termos da seguinte forma:
MÉDICO VETERINÁRIO ESPECIALIZADO: Profissional que atende e atua em uma área específica e obtém qualificação por diferentes formas, que incluem experiência, estudos, realização de curso de aperfeiçoamento e especialização lato sensu, dentre outras, porém que ainda NÃO foi submetido a uma prova de títulos elaborada por entidade habilitada pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) para concessão de título de especialista. Esta atuação NÃO confere a este profissional o direito de se intitular “Especialista”.
MÉDICO VETERINÁRIO ESPECIALISTA: Profissional qualificado e experiente, que atende e atua em uma área específica e que FOI SUBMETIDO E APROVADO EM PROVA DE TÍTULOS, elaborada por entidade habilitada pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária para concessão de título de especialista.
Outras definições importantes:
Entidades habilitadas pelo CFMV para concessão de título de especialista: são os Colégios, Associações, Sociedades de áreas de especialização, que são habilitadas pelo CFMV a conceder o título de especialista, por meio de realização de prova de títulos. O CBNUV é uma entidade habilitada pelo CFMV para concessão de título de especialidade. Entidades que oferecem cursos de especialização lato sensu NÃO emitem títulos de especialista, mas sim, diplomas ou certificados de cursos de especialização.
Prova de títulos: sistema de julgamento criado por entidade de especialidade, que visa avaliar um profissional de diferentes formas, abrangendo atuação profissional, participação em eventos, realização de cursos, publicações, dentre outros, sendo, ainda, submetido a prova de conhecimentos teóricos e práticos. O candidato aprovado na prova de títulos passa a ter o direito a receber o título de especialista.
Lamentavelmente essas duas palavras “Especialista” e “Especializado” são semelhantes, porém, pelas definições apresentadas, percebe-se uma grande diferença entre elas.
Assim, podemos resumir:
Especialista: profissional aprovado em exame e tem o título emitido pela entidade de especialidade e pelo CFMV.
Especializado: profissional que atua em uma área específica de conhecimento, mas não tem o título de especialista emitido por uma entidade de especialidade e pelo CFMV.
Assim: se você tem o título de especialista você pode se intitular “especialista em …”. Se não, sugerimos você se intitular “atua na área de…”