Fluidoterapia – Conteúdo para Tutores

Meu animal com doença renal precisa de soro?

Antes de respondermos a esta pergunta, é necessário deixar claro o que é fluidoterapia:

Como o próprio nome sugere, a fluidoterapia é um tratamento à base de fluidos, o famoso “tomar soro”, no entanto, esse tratamento vai muito além do que essa definição simplória sugere.

A fluidoterapia visa repor os fluidos corporais qualitativa e quantitativamente, como água e eletrólitos (substâncias importantes para o equilíbrio do organismo). Este procedimento é eficaz principalmente na correção da desidratação e dos desequilíbrios eletrolíticos e relacionados ao pH do sangue, otimizando o recebimento adequado de sangue aos tecidos e as reações orgânicas que dependem da manutenção dos eletrólitos e do pH.

Atenção: a fluidoterapia por si só não alimenta o paciente!

Voltando à nossa questão inicial, a resposta é DEPENDE!

Antes de tudo, não podemos esquecer que a fluidoterapia é um tratamento assim como qualquer outro, por esse motivo quem vai definir se a fluidoterapia deve ou não ser realizada é sempre o médico veterinário, pois é importantíssimo ter conhecimento suficiente para decidir se o paciente pode ser submetido ao soro e qual o grau de desidratação.

Isso envolve diversas avaliações clínicas e exames laboratoriais. Além disso, o profissional deve definir também qual tipo de fluido usará no tratamento, se incluirá ou não medicações complementares e qual a via deverá ser utilizada para a administração do tratamento.

O uso da fluidoterapia em pacientes doentes renais é muito comum e, quando bem conduzida e aplicada, pode beneficiar muito o paciente, visto que na insuficiência renal os rins podem perder a função de concentrar a urina e reabsorver substâncias importantes, consequentemente há a perda maior de água e eletrólitos na urina resultando em desidratação e desequilíbrios ao organismo.

O médico veterinário é o responsável por definir qual protocolo seguir a depender de cada caso, havendo diferentes formas de administração e intervalos de aplicação.

× Entre em contato